quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ambiente Moodle

O Moodle (“Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment “) é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.
Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Muito usado também na Educação à distância. Outros setores, não ligados à educação, também utilizam o Moodle,como por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir  colaborativamente na internet.

opinião sobre EAD, vantagens/ desvantagens e ambiente virtual de apredizagem
Inicio meus comentários fazendo alguns recortes do texto “Características da EAD”:
“…para que ocorra a aprendizagem não há necessidade de alunos e professores compartilharem o mesmo espaço físico em um mesmo momento…”, sendo assim, “…os alunos de EaD precisariam desenvolver uma capacidade de autonomia e independência em seus estudos, ao mesmo tempo em que sejam capazes de lidar bem com a ansiedade do estudo solitário…”
Concordo plenamente com estes conceitos, mas acreditar que só pelo fato dos nossos jovens estarem aptos a utilizar as novas tecnologias de comunicação os tornam aptos a cursar disciplinas no sistema EAD eu acho um pouco presunçoso demais. Por melhores e mais desenvolvidas que sejam as ferramentas, o indivíduo (aluno) deve estar preparado para assumir sua própria educação e neste caso eu acho que nosso sistema educacional tradicional contribuiu para criar um paradigma de que só há educação na escola (física) e que sempre há necessidade de um Professor (presente) para que haja educação. Desde a época de nossos avós e bisavós se acreditava que “só se aprende na escola”. Em minha opinião, é este paradigma que deve ser quebrado e o ponto chave é esta consciência individual de que todos nós podemos aprender independente dos espaços físicos, ambientes e ferramentas.
Já existem diversos movimentos que seguem neste caminho da “auto-aprendizagem” ou do aprendizado contínuo que perpassa os muros da escola convencional. Entre eles posso citar o movimento conhecido no Brasil como “Escola Nova” influenciada pela corrente progressivista de John Dewey ou outras linhas de pensamento como a piagetiana e montessouriana. Um Bom exemplo destas novas linhas de pensamento em educação é a escola Lumiar “…que valoriza a aprendizagem significativa, a convivência democrática e a autonomia de cada indivíduo…”, veja mais em http://www.lumiar.org.br.
Dentre os termos mais utilizados em EAD eu aprecio muito o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Este termo, se levado ao pé da letra, me faz pensar em um local, não físico, onde é desenvolvida a aprendizagem, mediada ou não. Isto me parece o mais próximo de uma realidade em Educação á Distância pois gosto de pensar que o ambiente está lá, se eu ou o aluno vamos “entrar” para “aprender” algo é outra história.
Desta forma, enquanto não cultivarmos esta consciência coletiva sobre “educação sem fronteiras” acho que as vantagens das ferramentas de EAD não superam a contento as desvantagens ou os problemas que ela trará.
Uma coisa me parece clara, estamos no caminho certo, e quando conseguirmos “derrubar os muros” da escola tradicional e vencer este paradigma educacional, aí sim o EAD poderá se tornar uma poderosa aliada na construção do conhecimento.

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